Espaço de partilha e de informação da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos do Agrupamento d`Agrela e Vale do Leça

quinta-feira, 10 de março de 2011

Este mês temos novamente dois autores: Alice Vieira e Eugénio de Andrade

ALICE VIEIRA



Alice Vieira nasceu em Lisboa no ano de 1943. Desafiada pelos filhos, escreveu Rosa, minha irmã Rosa e concorreu ao Prémio de Literatura Infantil «Ano Internacional da Criança» (1980).Ganho o prémio, Alice Vieira prosseguiu a escrita de obras dedicadas aos mais jovens, começando em 1981 a procurar temas para alguns dos seus livros na História de Portugal.
Começou, ainda adolescente, por colaborar no «Juvenil» do Diário de Lisboa. Em 1975 passa a jornalista profissional no Diário de Notícias. Abandonando o jornalismo activo em 1991 para se dedicar a tempo inteiro à escrita literária, mantém no entanto colaboração regular em diversos periódicos e em revistas femininas. Alice Vieira recebeu em 1984, por Este Rei que eu escolhi, o Prémio de Literatura para Crianças / Melhor Texto do Biénio (1983-1984) da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1996 foi-lhe atribuído, pelo conjunto da sua obra, o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian. Constantemente Alice Vieira é convidada para palestras e encontros com os seus jovens leitores, em escolas e bibliotecas.
Alice Vieira é uma das escritoras portuguesas mais traduzidas e divulgadas no estrangeiro.


Algumas obras de ALICE VIEIRA existentes na tua biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário